Carreira

5 Dicas Para Trabalhar De Casa

Comecei a trabalhar de casa há coisa de 2 anos, e tenho-vos a dizer que é bastante importante ser-se organizado.

Já perdi a conta às vezes que disseram “que sorte” ou “tu é que estás bem a trabalhar de casa” após dizer que trabalhava de casa. Todavia a verdade é que não é assim tão fácil quanto parece.

Eu acredito que para muitos até possa ser uma situação de trabalho de sonho, eu pensava o mesmo no início. Contudo o que vim a descobrir é que acaba por ser o local de trabalho com mais distrações. Ao longo dos anos vim a desenvolver técnicas que resultam para me manter motivada e produtiva. Hoje vou partilhar contigo as minhas dicas para trabalhares de casa como um pró.

Como te manteres organizado a trabalhar de casa?

Arranja um local específico para trabalhar

Para mim o mais importante quando trabalhas de casa é sem dúvida teres um espaço defendido para ser o teu local de trabalho. Encontra um local no qual te sintas confortável e define que esse é o teu espaço de trabalho. Quer seja um escritório, a garagem ou uma mesa de jantar, é importante ter um local próprio.

Mas porque é que é importante ter um local próprio? Ok, possivelmente tu estás a perguntar-te isto, afinal para quê arranjar um lugar para ser o teu escritório se podes simplesmente sentar-te no sofá e trabalhar?! Para começar, ao trabalhares em casa torna-se muito mais difícil conseguires separar aquilo que tens para fazer em casa com aquilo que tens que fazer no trabalho. Tal como referi antes, tu em casa acabas por ter muitas distrações. Logo, ao arranjares um local específico para trabalhar, crias uma rotina de “ir para o trabalho”.

Um dos outros motivos é que se tiveres um escritório próprio para trabalhar, vais ficar muito mais motivado. Esse simples facto vai fazer com que te sintas mais profissional e tornar-te mais produtivo.

Cria um horário de trabalho é bastante

É importante para ti teres um horário de trabalho! Antes de começares estipula a que horas inicias o teu dia de trabalho e a que horas terminas. Após isto define uma hora de almoço e mantém sempre este horário. O teu horário és tu que fazes! Ainda assim é importante para ti teres um horário, de modo a teres uma rotina bem definida.

O facto de teres um horário fixo e uma rotina estipulada vai aumentar a tua produtividade. Eu acabo o meu dia a planear ao minuto o meu dia seguinte de trabalho, deixando espaço para algumas pausas. Mas isto permite-me ser mais objetiva quando me sento para trabalhar, pois já sei o que tenho que fazer e durante aquele tempo só me dedico a essa tarefa. Eu é que tenho que ter controlo no meu dia de trabalho e esta organização permite-me isso.

Arranja-te para trabalhar

Não precisas de vestir a tua melhor roupa só para te sentares na tua secretaria a trabalhar sozinho. Mas tira o pijama, toma banho, basicamente arranja-te minimente para ires trabalhar. Não te esqueças que não estás de férias, e não é por trabalhares de casa que podes andar de pijama o dia todo (por muito que tenhas vontade disso).

Se eu não tiver reuniões de vídeo chamada, normalmente não me maquilho e visto um fato de treino. É um look básico e confortável, mas o facto de tirar o pijama e a colocar uma outra roupa já me prepara para o dia.

Já tinha referido no meu post “O Que Fazer Para Alcançar O Sucesso?” que se te arranjares todos os dias como se já fosses a pessoa que queres ser, vais acabar por te tornar nessa pessoa. Esta pequena maneira de agir e de pensar vai influenciar a tua produtividade e ajudar-te a alcançares os teus objectivos.

 

Mantém o teu local de trabalho arrumado

Eu não sei quanto a ti, mas eu não funciono no meio da confusão. Um sítio desarrumado afeta o meu humor e a minha produtividade, por isso esta dica é muito importante para mim!

Quando trabalhamos num escritório, normalmente há alguém que faz as limpezas. Nesta situação é importante que não te esqueças que essa pessoa és tu! Por isso o melhor é manteres o teu espaço arrumado e organizado.

O que normalmente costumo fazer é, no final do meu dia de trabalho tiro um tempinho para arrumar e preparar o dia seguinte, deixando tudo organizado.

 

Sai de casa

Sai para tomar um café antes de começares a trabalhar, ou faz planos com os teus amigos para depois do trabalho. O facto de não sair de casa para ir trabalhar e de não ter colegas de trabalho acaba por tornar a minha vida mais isolada. Esta tendência é algo que se deve tentar combater, pois se não fizermos um esforço conseguimos passar dias sem conviver com pessoas.

Podes passear, ir ao ginásio, ao supermercado, ao cinema, jantar fora, o importante é que consigas colocar na tua rotina um tempo para mudares de ares. Se não poderes sair de casa ligar a um amigo ou a um familiar e coloca a conversa em dia. O facto de nos mantermos sociais de nos rodearmos das pessoas certas também vai ajudar na tua motivação e produtividade.

 

E por hoje estas são as dicas que tenho para ti. Se estás a começar a trabalhar de casa espero que tenhas achado este post útil e não te esqueças de não fazeres pausas para ires ao frigorifico de 5 em 5 minutos e que o pó de casa pode esperar!

Posts que também podes gostar...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *