productividade

5 dicas para seres mais produtivo

Março 13, 2017

A produtividade é a chave para uma vida mais feliz e ativa. Organiza a tua vida de maneira a te tornares uma pessoa mais produtiva e vais ver que a tua vida vai ser muito mais fácil.

Priorizar

Listas… Listas… Listas… ok eu posso parecer estranha mas se há coisa que eu gosto de fazer são listas. Lista para o trabalho, blog, vida pessoal e coisas que tenha a fazer em casa. É tudo psicológico, mas ao fazer estas listas sinto que consigo organizar muito melhor o meu dia e garantir que não fica nada por fazer. Não só me sinto muito melhor e mais produtiva depois de um dia onde passei pelas minhas listas e consegui colocar um check em todos os meus afazeres, mas também acabo por conseguir arranjar muito mais tempo para mim, o que por sua vez leva a uma vida mais feliz e saudável.

Eu acabo por levar as minhas listas a um novo nível , mas não precisas de ser “loco” como eu e ter vários cadernos com to do lists, arranja um caderno que vai servir unicamente este propósito. Lembra-te a ideia é este estar sempre contigo, por isso não o compres muito grande ou pesado! No titulo coloca a data e depois separa-o em 3 colunas, uma para trabalho outra para a casa e uma terceira para lazer.

O porquê de ser importante de ter uma terceira coluna para lazer? Poder ser incrivelmente fácil depois de um dia ocupado de nos esquecermos de nos recompensar um pouco e de fazermos algo por nós próprios.

Não sobrecarregues o teu dia

As listas são importantes, mas também é importante que não te esqueças que o teu dia só tem 24 horas e que deves tirar 8 horas para dormires de maneira a descansares o teu corpo e a tua mente, por isso não sobrecarregues o teu dia com 1001 coisas a fazer.  Sê sensato nas tarefas que realmente consegues fazer por dia, prioriza e garante que naquele dia só vais fazer aquele numero razoável de coisas que são realmente importantes fazer naquele dia. Se acabares todas as coisas que tinhas agendado para aquele dia podes sempre acrescentar mais ou então aproveitar o resto do dia para fazeres algo por ti.

Utiliza o teu tempo livre

Yap… faz algo por ti quando podes. É bom sentirmo-nos ativos no que toca a trabalho e a satisfação de um trabalho bem feito pode até ser algo viciante, as também é importante sabermos desligar do trabalho por um bocado. Ou melhor, corrijo-me, é importante sabermos não só desligarmo-nos do trabalho, mas também de todos os problemas e coisas negativas da nossa vida. Utiliza o teu tempo livre para trabalhares em ti e na tua felicidade.

Faz algo que te deixa feliz, vai estar com a tua família e amigos, ou simplesmente vai passear e saborear a natureza. Seja o que for que te deixa bem faz, porque tu mereces! O objetivo é ser feliz e para isso tu nunca podes esquecer-te de ti próprio!

Sê gentil contigo próprio

Não te martirizes pelo que fizeste ou pelo que não fizeste. Por vezes por muito que tenhamos o dia todo programado acontece algo e atrasa-nos o trabalho, ou mesmo surge algo que te impede de conseguires fazer algo que já tinhas agendado. Os imprevistos acontecem, ou mesmo outras coisas, o importante é não te culpabilizares por todas as coisas negativas que podem acontecer na tua vida. Há coisas que temos o controlo e outras que nem por isso, mas mesmo naquelas que temos o controlo, se as coisas não acontecerem como querias dá um grito, lava a cara e segue em frente. Não estou a brincar, não precisas de gritar ou lavar a cara, simplesmente segue em frente e não fiques eternamente a massacrar-te por algo que não vale a pena. Sê gentil contigo próprio e aceita que não és perfeito, ninguém é!

Começa com algo pequeno

Às vezes precisamos daquele incentivo extra e na maioria dos casos na nossa vida esse incentivo é café, mas no que toca à produtividade este é uma tarefa simples e quem sabe divertida. Não queiras começar logo com as tarefas chatas e complicadas que estão guardadas para ti, começa com algo pequeno e vai aumentando, até porque o teu cérbero também precisa de algum tempo para começar. Se no teu trabalho não podes começar com algo pequeno, então usa café! 😉

 

E vocês, quais são as vossas dicas para serem pessoas mais produtivas?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *