Estilo de Vida

Como relaxar depois de um dia stressante

stress afeta-nos a todos, é uma resposta mental e emocional às exigências, mudanças e acontecimentos da nossa vida. Mas há que saber gerir o stress, de modo a termos uma melhor qualidade de vida.

Tenho publicado pouco aqui, porque felizmente tenho tido imenso trabalho e não tenho tido muito tempo para criar conteúdos. Vária viagens de comboio permitiram-me ter o espaço que precisava para conseguir reflectir e escrever conteúdos que ache úteis e com os quais me identifique. Comecei há pouco tempo um novo trabalho, numa empresa dos meus sonhos e tenho estado também com vários projetos entre mãos. Têm sido umas semanas muito desafiantes e stressantes, o que inspirou o post de hoje.

Aqui ficam as minhas dicas para relaxar depois de um dia stressante:

Gastar energias

E não podia deixar de começar este post, sem falar de exercício físico. Não há nada melhor para aliviar o stress que fazer exercício. Últimamente, tenho feito o meu exercicio fisico logo pela manhã. Contudo se o meu dia foi muito stressante gosto de fazer um pouco de cárdio. Não só me ajuda a gastar todas as energias extra, como me relaxa.

O meu conselho é, antes de ires para casa, ou até em casa gasta todas as tuas energias negativas e leva o teu corpo ao limite. Vais ver que isto te vai ajudar a sentir melhor e a relaxar automaticamente.

Banho de imersão

Se fizeres a minha primeira dica, vai ser obrigatório pelo menos tomares banho. Sei que nem todos gostam de ficar de molho na banheira, mas para mim é o remédio para todos os males. O que gosto de fazer é criar o ambiente para o banho ainda ser mais eficaz. A luz fica em modo ambiente, a banheira cheia de espuma e gosto de borrifar sempre um pouco de perfume para a casa. Depois disto, não há stress que resista.

Eu, eu, eu

Depois de lavar o stress está na altura de tomar conta de mim (ainda mais). O que eu gosto de fazer é uma mascara facial e/ou para o cabelo. Depois disto esfoliar bem o corpo e cara. Não sei quanto a ti, mas o stress provoca-me breakdowns na pele, por isso tento sempre ter um cuidado extra com a minha cara.

Eu tenho várias mascaras que gosto de usar, inclusive gosto de fazer as minhas mascaras faciais caseiras. Recentemente experimentei as máscaras da Cien. São super em conta e boas para quem viaja. Estava um pouco reticente em relação a usar estas máscaras porque faço reações alérgicas muito facilmente e já tinha usado um creme facial desta marca que me tinha deixado a cara uma desgraça. Mas em relação a estas máscaras fiquei muito satisfeita e recomendo a 100%.

Aquecer a alma e a barriga

Uma refeição saborosa e quente é o terceiro passo.

A chave aqui é comeres uma refeição cheia de nutrientes e que te aconchegue. A minha recomendação é comeres uma refeição caseira! Ainda assim, se não te apetecer cozinhar podes sempre pedir para entregar em casa.

Eu gosto de cozinhar! Todo o processo acaba por me relaxar, e tenho prazer em faze-lo. Não sou pessoa de seguir receitas, por isso gosto de juntar vários legumes e fazer aquilo que a minha alma me diz. Normalmente diz-me para fazer algo que consiga comer com colher. Todavia, eu amo comer com colher, seja qual for a comida. Parece-te estranho?

Netflix and sleep

Por fim, chegou a altura de me recostar e relaxar. Normalmente este ultimo passo é o que me custa mais. Fico sempre com a sensação que estou a desperdiçar tempo. Alguns de vocês possivelmente sentem o mesmo, mas fazeres algo que gostas não deve ser considerado desperdício de tempo!

Eu amo ver séries e filmes e tenho uma lista que não pára de crescer e à qual eu acabo por nunca ver nada. O que acontece é que este pensamento só me deixa mais stressada.

Agora está na altura de esquecer todas as tuas preocupações por uns minutos e relaxares.

 

Estas são as 5 coisas que me têm ajudado a relaxar. Para complementar, na minha rotina tenho momentos de reflexão e de mindfulness, o que me ajuda a lidar com o stress no geral. Mas isso é um tema para outro dia.

Posts que também podes gostar...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *