Uncategorized

Organiza a tua vida

Adoro este tema! Eu sou uma control freak, por isso a organização é algo essencial para mim. Eu planeio tudo a nível de trabalho, a nível pessoal, tenho muitos métodos que uso para me organizar, porque afinal com dois trabalhos que me ocupam praticamente a minha vida toda é preciso organizar-me ao máximo para conseguir ter um bocadinho de vida pessoal (ou vida no geral). A vida é cheia de surpresas, e por mais que tentes controlar todos os momentos da tua vida, o universo acaba por arranjar uma maneira de te trocar as voltas todas e fazer com que as coisas não sejam exatamente como tinhas planeado. Quanto a isso não há nada que possas fazer para o evitar, mas à maneira de tentar prevenir ou tentar fazer com que não te abale de uma maneira drástica os planos. Como? Organiza a tua vida!!!

 Encontra um sistema de planeamento que funciona para ti

Planear, planear, planear… Não há melhor maneira de teres total controlo da tua vida, do que planeares tudo e teres tudo bem organizado, de maneira a teres sempre consciência do que tens que fazer e para quando. Eu como loca por controlo que sou utilizo todos os métodos de planeamento e organização possível, eu utilizo 3 métodos para me organizar, mas encontra um com que te sintas mais confortável, e que resulte para ti.

Go digital baby!

O meu telemóvel está sempre comigo! Ele está ao meu lado quando estou a trabalhar, na casa de banho quando tomo banho, ao meu lado na cama e ele vai para onde eu for. Eu admito que posso ter um problema, mas eu já não vou à casa de banho sem ele.

O mais provável é não seres tão obcecada com o teu telemóvel como eu, mas mesmo que não o sejas eu aposto que passas muito tempo com ele. Por isso porque não usa-lo para te organizares?! Tens muitas apps gratuitas que te podem ajudar, eu uso o cuckuu e o wunderlist, honestamente sou mega apaixonada por estas 2 apps e já não conseguia viver sem elas. Há também outras apps que te podem ajudar, ou mesmo o calendário do teu telemóvel, ou as notas podem ser algo que podes usar para organizar a tua vida e teres o controlo necessário.

Tem uma agenda/diário físico

Eu tenho 3 notebooks (diários) que estou a usar neste momento (sim porque eu tenho mais para outros projetos que tenho), um para cada um dos meus empregos e um pessoal para pensamentos da minha vida, coisas que preciso fazerou que simplesmente quero fazer um dia. Para mim ter algo físico ajuda-me bastante, eu sou mega apaixonada por tecnologia e tal como disse já não vivo sem o meu telemóvel (ou qualquer um dos meus aparelhos do dia-a-dia), mas eu preciso se ter estes cadernos para me organizar.

Para começar eu desenvolvi um habito que quando estou a planear algo criativo eu preciso de o fazer em papel, eu sinto-me muito mais organizada por ter estes notebooks e para terminar eles nunca ficam sem bateria! Podes passar as horas que quiseres a desenvolver as tuas ideias ou a planear a tua semana ou vida que não precisas de estar ligada à corrente.

Ter as coisas em papel ajuda-me bastante, por isso eu também tenho uma agenda “especial” na qual coloco todas as coisas que tenho que fazer a nível de trabalho ou a nível pessoal, e se não tens uma eu aconselho-te a arranjares. Ajuda bastante e depois de te habituares já não vais querer outra coisa.

To-do lists

Para mim to-do lists são uma ferramenta oficial, quer seja em papel ou no telemóvel eu utilizo-as para tudo. Eu tenho to-do lists para o trabalho, casa, família, amigos, tudo!! Na minha opinião não há melhor maneira de começar o dia do que organizando tudo o que temos que fazer por pontos e sem duvida não há melhor maneira de acabar o dia do que com um certo em todos os pontos que tinha para esse dia.

Quer seja através de apps, das notas do teu telemóvel ou em papel as to-do lists são o must have da organização, e se quiseres comprar podes comprar umas lindas na primark (foi onde comprei a mais recente).

Tem uma rotina

Eu começo a achar que falar sobre o quanto é importante para ti desenvolveres uma rotina já faz parte dos meus posts, mas eu acredito mesmo que é essencial. Ter uma rotina é a chave para tudo, e digo-vos uma coisa, se eu não tiver uma rotina diária eu não consigo fazer metade das coisas que normalmente faço.

Arranja uma rotina semanal que te vai ajudar a teres mais controlo da tua vida e conseguires fazer mais por ti.

Orçamenta-te

Well… Eu posso não ser a melhor pessoa para falar em orçamentos e finanças, porque só à cerca de 3 meses é que consegui ter 100% controlo das minhas finanças. Não é fácil, mas é possível, normalmente eu chegava a meio do mês e olhava para a minha conta e já quase não tinha dinheiro e não consegui perceber o porquê. E não saio à noite frequentemente, não compro roupa, sapatos ou que seja mensalmente, eu basicamente não tinha uma lista de despesas que compensasse o facto de o dinheiro me estar a desaparecer. Eu vi e revi as minhas contas do banco e cheguei à conclusão que havia certos sítios onde estava a gastar mais dinheiro, como por exemplo no supermercado. Por isso agora não só faço uma lista de compras e vou ao supermercado só mesmo quando é estritamente necessário e só compro o que está na lista, como também orçamento o meu dinheiro todo para não perder o controlo às finanças de novo.

Acredita, orçamentares as tuas finanças pode não parecer algo importante para organizares a tua vida, mas ao perderes o rumo às tuas finanças isso pode ter um efeito negativo em ti e na maneira como te sentes, o que por sua vez vai afectar a tua vida. Eu por exemplo sentia-me muito mais ansiosa, negativa e um pouco deprimida quando olhava para a minha conta e me apercebia que eu não tinha controlo nessa parte.

Organizares a tua vida é muito importante para teres uma vida melhor, mais produtiva e mais feliz. Como sabes a única coisa que eu quero é que a tua vida seja o melhor possível, por isso espero que estas dicas sejam úteis, e se tiveres mais dicas para partilhar deixa nos comentários, eu vou amar ler!

Posts que também podes gostar...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *