Uncategorized

Como redefinir os nossos objectivos?

E para iniciar o nosso tema “uma vida melhor” decidi abordar o subtema “como redefinir os nossos objectivos”.

A primeira coisa que eu fiz quando decidi recomeçar e mudar o rumo à minha vida foi redefinir os meus objectivos. Eu tinha objectivos delineados, e de certo modo alguns ainda se adequam, mas se estamos a começar do inicio temos que fazer um reset total e delinear novos objectivos.

“Ano novo, vida nova” Eu sei que normalmente usa-se isto para o inicio de um novo ano, mas eu uso este provérbio sempre que quero começar do inicio, e normalmente utilizo o inicio de um novo mês para o fazer. De certa maneira torno o final daquele mês uma mini passagem de ano, enterro tudo o que eu acho de mal na minha vida e começo do zero.

Let it go! Let it go!

Começa do zero! De longe, o mais importante para quem quer redefinir os seus objectivos, é enterrar o passado e começar de novo. Errar é humano, e ninguém está à espera que o consigas à primeira, por isso não ponhas esse tipo de pressão em ti, e quando chegar aquele momento em que se continuares só vais bater com a cabeça na parede, aceita, pára e recomeça.

Aceitar os erros do passado não só te vai ajudar a chegar mais perto da solução certa, como te vai tirar muito stress de cima. Quando estamos a lutar por criar algo, certas coisas podem ser muito desanimadoras e stressantes, e é ai que temos que aprender a filtrar as coisas que realmente merecem que o nosso tempo, e quais só nos vão fazer mal.

Nunca te esqueças de deixar sempre o passado no passado, e isto é um conselho muito importante para uma vida melhor e mais feliz não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. Não é fácil! Eu própria tenho muitas dificuldades com isso, mas é essencial!

 

Planeia com antecedência

Viver o momento é muito bom, mas não quando tens objectivos queres ver concretizados, o meu conselho é teres uma agenda. Eu tenho uma agenda física, um Notebook, lembretes no calendário do computador e do telemóvel, e ainda uma app só para a minha calendarização. Sim eu sou uma control freak, mas isso é muito importante, talvez não seja necessário chegar a um ponto extremo como como eu, mas planeia tudo com bastante antecedência.

Por exemplo, eu agora planeio sempre os meus posts com 3 semanas de avanço, assim dá-me mais tempo para os preparar melhor e de serta maneira estar organizada, porque já sei qual é o tema de qual semana e quais os subtemas que vou abordar. Deste modo quando tenho que tratar das fotos e posts para redes já sei o que quero, porque possivelmente até já tenho o post praticamente escrito e depois só tenho que tratar do resto, coloca-lo como quero e quando chegar a altura publicar.

 

Define objectivos mensais

Tu até podes ter um objectivo grande que será praticamente impossível concretizares num curto espaço de tempo, mas define pequenos objectivos mensais que te iram ajudar a chegar ao teu principal objectivo.

Por exemplo, o meu grande objectivo este mês é conseguir publicar todos os dias pelo menos uma vez por dia. Para muitos de vocês isto pode parecer básico, mas é o meu objectivo. Vocês não têm que partilhar o vosso objectivo, escrevam na vossa agenda, por exemplo no dia 27 de Outubro eu vou conseguir escrever 5 temas com 7 subtemas cada e alcançar um X número de pessoas.

Pequenos objectivos são algo muito importante para te ajudar a melhorar e a chegar onde queres, mas não te esqueças de ser realista. Por vez podemos ter um grande problema que é sonharmos muito alto, e isso pode ser algo muito prejudicial, porque da mesma maneira que estes objectivos nos podem motivar, também nos podem desmotivar. Por isso se o teu objectivo for perder 40 quilos num mês, esquece porque isso não vai acontecer! Isto não significa que a longo praza não consigas perder os 40 quilos, mas tenta ser o máximo realista possível dá pequenos objectivos, que para ti até sejam um desafio, mas que não sejam irreais.

Tem um rotina

Mega importante para tudo, para teres uma vida mais feliz, mais saudável, e essencialmente para psicologicamente te sentires melhor, tu tens que ter uma rotina. Naturalmente nós já fazemos isto, todos nós temos uma certa rotina, mas tenta implementar a melhor rotina possível no teu dia-a-dia, tanto a nível pessoal, como a nível profissional.

Pensa para ti o que é que eu faço no meu dia-a-dia que poderia melhorar, e o que é que eu não faço que me poderia ajudar. Eu sei que já referi isto um milhão de vezes no blog, mas meditar é a melhor coisa que podes implementar na tua rotina. Eu tenho sérios problemas de ansiedade, e quando fui ao psicólogo a primeira coisa que ele me aconselhou foi meditar pelo menos 3 vezes ao dia e tornar isto uma rotina, e com isto cada vez que eu me coloca-se em posição de meditação e coloca-se a minha venda o meu cérebro e o meu corpo automaticamente iria começar a relaxar pois já estaria habituado a esta rotina, qua agora está na hora de relaxar e libertar todo o stress do meu corpo.

No trabalho isto adequa-se igual, e definires que a primeira coisa que vais fazer quando te sentares em frente ao computador é ler e responder a emails, não só vais conseguir organizar-te melhor e garantir que nada te passa, como também te irá custar menos fazer as diferentes tarefas do teu dia.

Concentra-te!

Tira todas as distrações que poderão estar à tua volta e concentra-te unicamente no que tens para fazer. É super fácil distraíres-te do que realmente tens para fazer, principalmente quando trabalhas com outros ou quando trabalhas de casa. Prepara o ambiente à tua volta para ser o mais confortável e pacifico possível e encontra uma maneira de te manteres concentrado no que tens para fazer.

Para mim o que resulta muito bem é ter barulho, por isso o que eu costumo fazer é simplesmente é garantir que tenho tudo o que preciso para iniciar (desta maneira garanto que não tenho que me levantar para ir buscar algo, porque não pode haver uma quebra pior no trabalho que isso), em seguida coloco os meus fones e ponho música, uma playlist do youtube com vídeos inspiracionais ou simplesmente os meus podcasts preferidos (tudo depende do meu mood)

Arranja um diário

Esta ultima dica foi algo que eu decidi implementar na minha vida quando iniciei esta viragem e tenho que admitir que agora que o faço sinto-me muito mais motivada e capaz. Quando eu digo para arranjares um diário não é para arranjares um diário onde todos os dia inicias a conversa com “querido diário” e descreves o teu dia, mas sim um caderno onde todos os dias antes de te deitares tiras um tempo e escreves todas as coisas boas do teu dia/semana/vida pela qual tu te sentes grato, e todas as coisas que podes melhorar. Reflectires sobre o teu dia ou semana pode ser uma coisa boa que não só te ajuda a “estares a par da tua vida”, como também num futuro te ajuda a perceber o percurso das coisas.

Redefine os teus objectivos e começa uma vida nova. Nunca deixes de acreditar e de sonhar, porque isso é o que te vai fazer querer continuar. Luta pelo que te deixa feliz!

E estas são as dicas que eu tenho para ti, que na minha opinião te poderão ajudar a mudar a tua vida para melhor, pelo menos a mim ajudaram. Se tiveres mais dicas partilha comigo nos comentários, eu estou sempre à procura de dicas novas que me ajudem na minha vida!

Posts que também podes gostar...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *